Artigos

sábado, 18 de novembro de 2023

O que é o amor (XI/2023)

 

    Logo no início de seu pequenino livro de pouco mais de 100 páginas, Betty Milan já confessa como é difícil falar do amor em português. Para ela, no português do Brasil, falar de amor é algo que parece ridículo. Com autores como Vinicius de Moraes, Fernando Pessoa e Camões, juro que me surpreendi com as palavras dela. Contudo, para um livro cujo o título não vem seguido de um ponto de interrogação, esperava muito mais do que estaria por vir nessa leitura.

    "A paixão do amor" é o título da primeira parte do livro. O que animou Milan a seguir adiante num projeto que era um desejo seu, mas que temia fazê-lo em português? A resposta da autora é o filho que ela gestava em seu ventre naquele momento, por causa dele resolvera seguir adiante. Estaria se cumprindo na autora a condição estabelecida por Eros à Psique, para que o amor incondicional existisse? A condição de que Psique nunca mirasse o rosto dele por debaixo do véu? De modo semelhante, por debaixo de seu ventre, estava uma criança amada sem nunca antes ter sido vista! E, para a autora, realizava-se nela também o propósito do amor em ser UM? Ela estava gestando a criança fruto de seu amor, ela era UM com seu amado. Entretanto, até nessa abordagem, permanece uma dúvida: ela é UM com seu amado, mas esse amado seria seu filho ou o pai da criança? Não consegui discernir uma vez sequer a presença de uma terceira pessoa nesse projeto de unidade da autora. Mais adiante ela até irá esclarecer que o alvo do amor é que "dois sejam UM". Assim, ela e a criança em seu ventre são a experiência desse amor em dois sendo UM? Pois, como eu disse, durante toda a leitura do livro não consegui ver uma terceira pessoa nessa história (voltarei a essa questão no final).

    Milan nos leva a ver o amor como paixão e discorre não apenas sobre suas características, mas nos leva por um maravilhoso passeio literário, desde o mito de Narciso, passando por Alidor, Teresa de Jesus, Drummond, e indo até tantos outros autores como Ovídio, Camões e Platão. Mas, como vemos, as características do amor, para Milan, são as características da paixão - a paixão do amor. O amor é algo desconhecido, pois o que as pessoas descrevem e experimentam é essa "paixão pelo amor". Em outras palavras, eu amo amar você! Quais as características dessa paixão do amor? O amor nos escolhe e não nos pede licença para entrar; o amor é mistério; é sublime e cruel; é morrer de não morrer; o amor é narcísico e, por isso, não suporta a diferença; o amor incondicional impõe condição; o amor vive da falta e da fé do outro; o amor sem a morte não existe; o amor ama amar e, por isso, ele está acima de Deus e do amado; mas, imprescindível a tudo, o amor é palavra e não existe o amor sem saber dizer. E esta última característica nos levará ao próximo texto do livro.

    "Dizeres" é o titulo do segundo texto do livro. E ela parte do ponto em que parou o texto anterior, em que ela mostra que só há o amor onde há palavra, dizeres. Na peça "Cyrano de Bergerac", de Edmond Rostand, o personagem de Cristian falha, quando se vê sozinho com Roxane, ao não conseguir repetir a eloquência de Cyrano. "Eu te amo", diz Cristian. Sim, mas isso Roxane já sabe e exige ouvir dele dizeres mais eloquentes. Se há amor, há palavras. E as palavras do amor superam quaisquer deficiências físicas é a tese de Rostand.

    Na vida de Milan, o bebê gestado durante a escrita do primeiro texto, agora já é nascido e gera uma nova reflexão sobre o "amor do amor". Uma vez desfeita a experiência da gestação, que a levou a cumprir o alvo do amor - o de dois serem UM -, a autora passa a experienciar uma outra característica desse amor narrado por ela: a perda do controle sobre o outro, quando perde-se a experiência do UM. Aqui, portanto, fica ainda mais claro que Betty Milan não estava falando em momento algum de que aquela gestação teria dado a ela a experiência da unidade com o marido, mas, de fato, os "dois" da história são ela e a criança. Porém, nem essa experiência é algo que ela possa reter, pois a criança foi dada à luz e, assim, está fora do controle da autora. O texto escrito após o nascimento de seu filho é um texto sobre o ciúme. E o que é o ciúme? O ciúme é que o amor que você sente pelo amor que você tem pelo outro exige um retorno, uma vez que o objeto responsável por esse sentimento não está mais à sua disposição, preso dentro de você, controlado por você no seu ventre! O ciúme é a exigência de que os seus dizeres ao amado tenham um retorno - será que o outro sente amor pelo amor que ele sente por mim? Haverá um amor no outro pelo amor que eu digo sentir por ele? Enfim, eu preciso que o outro expresse em palavras, porque não o tenho mais dentro de mim! O sentimento de angústia aqui é patente e o amor do qual a Betty Milan trata é, indubitavelmente, um amor platônico no melhor entendimento dessa expressão. Um amor que ama o amor que eu sinto ama uma sombra e não uma realidade - esta é uma experiência impossível aos seres humanos na terra. O amor, este ao qual a autora se refere, está no mundo das formas. E a origem da angústia dessa experiência está narrada no livro "O banquete", de Platão, em que o homem e a mulher eram originalmente UM só. Todavia, desmembrados um do outro, buscam sua completude perdida. Mas isso é angústia e não amor! E a angústia é fruto do ciúme. O ciúme nasce da dúvida sobre a quem, afinal, o amado ama: ela ou o outro? Há um outro que diga melhor o que eu digo, um outro mais eloquente? No momento em que você está fora de mim, eu não posso dominar o amor que você possa sentir pelo amor de outros e isso, enfim, gera o ódio do amor.

    Queremos a espera pelo encontro mais do que o encontro! O que queremos na frase "eu te quero" é querer o querer - eis o enigma da paixão.

    A arte de amar é hoje a de gozar, e o saber dos sexólogos nos governa. O mito do amor eterno foi substituído pelo mito do orgasmo genital perfeito  -  Betty Milan.

    "A paixão de brincar" é um texto que me deixou muito triste, muito para baixo mesmo. Um texto que fala desse fatalismo do brasileiro ser isso: o país do carnaval. Milan escreve isso como sendo nossa vocação mesmo. Ela nega (ou renega?) toda a nossa herança europeia sobre o amor. Para ela, o brasileiro quer é fazer graça com tudo isso, usar as máscaras, ser de todo mundo, enfim, um país ladino. Talvez, o que mais tenha me deixado triste neste texto é que eu havia lido um texto da Milan, um texto talvez de 2011, sobre fidelidade, mas não encontrei nada daquele texto em lugar nenhum deste livro que se propunha a falar sobre o amor. Ou ela mudou ou ela acreditava naquele primeiro momento e depois desacreditou… Sei lá! Da minha parte, o brasil macunaíma é tudo o que eu não quero.

    Tentando dar uma resposta à violência do machismo, ela cai no vazio do feminismo. Um feminismo que eu não quero para nenhuma das minhas filhas. Que texto triste… Um livro sem amor.

        Fábio Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem és tu que me lês? És o meu segredo ou sou eu o teu? Clarice Lispector.

Nos passos de Hannah Arendt (XLI/2024)

  Nestes últimos anos, além de vários artigos e ensaios, tive a oportunidade de ler “Eichmann em Jerusalém”, “Homens em tempos sombrios”, “O...