Artigos

quarta-feira, 17 de julho de 2024

A arte da pesquisa (XXVIII/2024)


Fiz cada “passo a passo” do roteiro apresentado no livro e isso me ajudou demais a ver e entender o que eu queria em termos de trabalho final. Um livro prático e desafiador. Chegou um momento que a parede da minha casa ficou parecendo aqueles filmes de investigação policial, porque fiz as anotações em bloquinhos e papéis retangulares e os organizei, ligando-os por fio e tachinha. Ficou parecido com isto:

Vou deixar aqui o esqueleto que surgiu para você acompanhar o desenvolvimento que o livro nos leva a fazer. Segue abaixo.

Compartilhando a construção do Projeto de Pesquisa Simplificado, a partir da leitura do livro “A arte da pesquisa”, Wayne C. Booth (Autor), Gregory G. Colomb (Autor), Joseph M. Williams (Autor).

Primeiras reflexões

Problema:

Pesquisa:

P1: Quais as pesquisas nessa área já feitas por outros?

Base bíblica:

Incertezas:

1) Alguém já trilhou este caminho?

2) Vou encontrar material suficiente sobre isso?

Sobre o meu leitor ideal:

Avançando na construção do PPS, à medida que avanço na leitura do livro “A Arte da pesquisa”.

Assunto:

Perguntas

Tópico específico:

Organizando as respostas às perguntas que fiz:

Qual?

Quem?

O que?

Como?

Pergunta: E daí se eu não sei “como”?

O que estou fazendo?

1 — Qual é o assunto?

2 — Que evidências você tem?

3 — Por que você acha que sua evidência sustenta sua afirmação?

4 — Benefício:

1- Problema prático:

2- Pergunta de pesquisa:

3- Problema de pesquisa:

4- Resposta de Pesquisa:

5- Aplicação sobre o problema prático: (qual é o tipo de pesquisa que eu quero fazer? Bibliográfica)

6- Benefício da solução do problema prático:

Afirmação substantiva:

Evidências (a melhorar):

Fundamento:

Começar a escrever…

                                            Fábio Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem és tu que me lês? És o meu segredo ou sou eu o teu? Clarice Lispector.

Noites Brancas (XXXVIII/2024)

Na ordem cronológica dos romances de Dostoiévski, este é seu quarto livro. Embora haja em pelo menos seus outros dois livros, “Gente Pobre” ...